Sexta, 14 Outubro 2022 12:40

WhatsApp Image 2022 10 14 at 12.39.03 1Dia do Fisioterapeuta: profissional fala sobre ações de fisioterapia que são realizadas no município Nesta sexta-feira (14), em comemoração ao dia do Fisioterapeuta que aconteceu ontem dia 13 de outubro.

As profissionais de saúde responsável pelo tratamento e prevenção de lesões advindos de traumas e doenças genéticas ou adquiridas ao longo do tempo. Fisioterapeuta Elisangela e Silvana organizaram uma roda de conversa na cede do município de Acorizal. Nesse sentido, as Fisioterapeutas do Núcleo Ampliado de Atenção à Saúde da Família (NASF), Elisangela e Silvana, explicaram como se dá a atuação desses profissionais junto ao Município e quais os serviços ofertados. “Nós trabalhamos no nível primário de atenção à saúde, junto com as equipes de saúde da família. Nosso trabalho consiste desde o atendimento nas UBS, até mesmo a visitas domiciliares aos acamados, puérperas, etc.”, destaca Silvana.

A profissional informa, ainda, acerca das formas de acesso a esses serviços, que são disponibilizados através da Secretaria de Saúde. “Atendemos a demanda da população, seja através de demanda espontânea ou encaminhamentos. Fazemos consultas, avaliações e orientações do que nos compete quanto à atenção primária de saúde. No nível secundário, encaminhamos às Clínicas Especializadas, Centros de Reabilitação. Estando sempre com esse contato com os pacientes”, afirma a Fisioterapeuta. Elisangela explica também sobre a relevância desta data para a comunidade fisioterapêutica. “É uma profissão ainda jovem, mas de suma importância.

A fisioterapia antes era restrita a quem tinha condições de pagar e hoje ela é acessível nas UBS, em várias clínicas conveniadas ao SUS, nas escolas, nas academias públicas de saúde. Tivemos um crescimento muito grande da área na pandemia, onde nos responsabilizamos pelo atendimento às pessoas com problemas cardiorrespiratórios e nas sequelas do covid-19”, conclui a profissional.